Jean Monnet Networking

O Jean Monnet Networking fomenta a criação e o desenvolvimento de consórcios de atores internacionais (Instituições de Ensino Superior, Centros de Excelência, departamentos, equipas, especialistas individuais, etc.) na área dos estudos da União Europeia com o objetivo de recolher informação, trocar práticas, construir conhecimento e promover o processo de integração europeia em todo o mundo.

Os professores coordenadores são:

Aline Beltrame de Moura, professora do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Direito Internacional pela Università degli Studi di Milano.

Nuno Cunha Rodrigues de la Universidad de Lisboa (Portugal)

Beatriz Campuzano de la Universidad de Sevilla (España)

Naiara Posenato de la Universidad de Milán (Italia)

Manuel Becerra-Ramírez de la Universidad Nacional Autónoma de México (México)

Sandra Negro de la Universidad de Buenos Aires (Argentina)

Walter Arevalo de la Universidad de Rosario (Colombia)

Arno Dal Ri Júnior, professor efetivo da Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Direito e Política da União Européia pela Università di Padova e Doutor em Direito Internacional pela Università Luigi Bocconi de Milão, tendo realizado Pós-Doutorado na Université Paris I (Panthéon-Sorbonne) e na Universiteit Gent (Bélgica).

Cristiane Derani, pró-reitora de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo. Estudos de doutorado (bolsa CAPES) na J.W.Goethe Universitaet, Frankfurt. Pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) (bolsa FAPESP), Paris. Pós-Doutrado na University of Cambridge no Centre for Environment, Energy and Natural Resources Bovernance – CEENRG (bolsa CAPES), Cambridge, Reino Unido.

Joana Stezer, docente credenciada no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD – Mestrado e Doutorado), no Centro Ciências Jurídicas (CCJ), da UFSC. Possui Doutorado e Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Concluiu o Pós-Doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FADUSP), com pesquisa intitulada: ‘Marco Jurídico para a Gestão Pública do Comércio Justo e Solidário na América Latina: Estratégia para Promoção das Relações de Troca com Eficiência Econômico-Social’.

O Projeto BRIDGE incentiva o debate e a reflexão sobre o processo de integração da União Europeia e suas relações com a América Latina por meio das seguintes ações centrais: publicação de uma revista científica de acesso aberto; a constante alimentação informativa do Observatório de Estudos Europeus; a organização de um concurso anual de monografias de jovens investigadores e a promoção de cursos e eventos nos países das universidades parceiras.