Cátedra Jean Monnet

Objetivos

As Cátedras Jean Monnet visam:

  • aprofundar o ensino dos assuntos europeus integrado no programa curricular oficial de uma instituição de ensino superior
  • proporcionar um ensino aprofundado dos assuntos europeus em domínios com cada vez maior procura no mercado de trabalho

Oportunidades

Graças ao Erasmus+, as instituições de ensino superior (IES) podem acolher um posto de docente com uma especialização em estudos europeus, destinado a professores universitários.

As IES participantes deverão apoiar o titular da cátedra nas suas atividades de ensino, investigação e reflexão, permitindo que uma vasta gama de programas curriculares beneficie dos cursos.

Como funciona

Instituições de Ensino Superior de todo o mundo podem se candidatar. As IES de países do programa devem ser titulares da Carta Erasmus para o Ensino Superior.

As Cátedras Jean Monnet devem ter uma duração total de três anos e prever, no mínimo, 90 horas de ensino por ano letivo. Além disso, o titular da cátedra deve realizar, pelo menos, uma atividade adicional por ano letivo.

As 90 horas incluem palestras em grupo, seminários e tutoriais, nomeadamente num formato de ensino à distância, mas excluem aulas particulares.

O titular da cátedra deve ser um membro permanente do pessoal da instituição candidata e ter o título de «professor». Não pode ser professor convidado no momento da candidatura.

Aviso

O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.
Para saber mais consulte o link.