Professora Aline Beltrame de Moura recebe Cátedra Jean Monnet financiada pela Comissão Europeia
A professora Aline Beltrame de Moura, do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina, passa a ser titular de uma Cátedra Jean Monnet atribuída pela Comissão Europeia. O projeto “Jean Monnet Chair: Sharing Values and Renewing UE-Brazil Partnership” foi aprovado para financiamento pelo Programa Erasmus+, o qual visa consolidar e aprofundar as atividades e redes criadas com sucesso a partir de outros projetos já financiados pelo mesmo Programa e também coordenados pela prof. Aline.
A Cátedra Jean Monnet premeia a excelência na educação e na investigação em assuntos europeus e é uma das mais importantes distinções acadêmicas internacionais atribuída a um professor no âmbito dos estudos sobre a Integração Regional e o Direito da União Europeia.
O objetivo principal da Cátedra é analisar em que medida a existência de valores comuns entre a União Europeia e o Brasil pode impactar no renovado interesse europeu pela América Latina enquanto parceiro estratégico e, em particular, pelo nosso país. Nesse contexto, deve ser levado em consideração uma série de fatores, que vão desde a relevância econômica até as instabilidades democráticas e políticas na região, que podem colocar em cheque o compartilhamento de certos valores e ameaçar o fortalecimento dessa cooperação em outras áreas de interesse comum.
Para tanto, a Cátedra prevê a realização de uma série de atividades de ensino, pesquisa e extensão que serão oferecidas aos alunos de graduação e pós-graduação em Direito e Administração da Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com os professores Arno Dal Ri Junior, Cristiane Derani e Joana Stelzer.
Dentre as iniciativas, a partir do primeiro semestre de 2024, serão iniciadas as reuniões do Grupo de Estudos Europeus UFSC/CNPq, criado com o fim de propiciar o aprofundamento da análise dos temas propostos, bem como serão publicados livros com o resultado das pesquisas realizadas pela Cátedra e organizadas Palestras e Seminários com a participação de professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros.