II Seminário da Cátedra Jean Monnet: “Tecnologia, Clima e Comércio Sustentável: diálogos Europa–Brasil”

03/11/2025 10:07

 

Universidade Federal de Santa Catarina sediou, nos dias 30 e 31 de outubro de 2025, o II Seminário da Cátedra Jean Monnet, com o tema “Tecnologia, Clima e Comércio Sustentável: diálogos Europa–Brasil”, financiado pelo Programa Erasmus+ da Comissão Europeia. Sob a coordenação da professora Aline Beltrame de Moura, o evento reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir desafios contemporâneos ligados à sustentabilidade e inovação.

Na noite do dia 30, o Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFSC) recebeu o professor Ignacio Herrera Anchustegui (Universidade de Bergen, Noruega) que abordou a transição energética offshore no contexto das mudanças climáticas, trazendo perspectivas europeias e globais, com comentários da professora Sâmia Souza (UFSC). Em seguida, os professores Fabiano Hartmann Peixoto e Débora Bonat (UnB) discutiram os impactos ambientais do uso da Inteligência Artificial, com comentários da professora Cristina Mendes Bertoncini (UFSC).

Na manhã do dia 31, o professor Ignacio Herrera Anchustegui ministrou o curso “Tendencias metodológicas, interdisciplinariedad y colaboración con la industria”, promovendo reflexões sobre abordagens interdisciplinares e cooperações acadêmicas. À tarde, o Workshop do Grupo de Estudos Europeus UFSC/CNPq reuniu a apresentação de 18 trabalhos acadêmicos, os quais serão publicados no Anuário do Grupo.

Ao todo, o seminário reuniu mais de 90 participantes, entre presenciais e online, demonstrando o alcance e a relevância dos temas abordados. Com essa expressiva participação, o evento consolidou-se como um espaço qualificado de diálogo entre Brasil e Europa, promovendo trocas de conhecimento e fortalecendo redes de colaboração acadêmica internacional.